Márcia Cristina Pascotto

Drª. Professor Adjunto

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas


Áreas de pesquisas:Sistemática e Evolução de Aves; Ecologia e Conservação de Aves; Interações ecológicas

Atualizado em 22/04/2013
Dados pessoais
NomeMárcia Cristina Pascotto
E-mailmcpascot@hotmail.com
Telefone


Links
1. Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas
Mestrado/UFMT
2. XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia
De 18 a 23 de novembro de 2012, em Maceió/AL

Projetos de Pesquisa
1. Diversidade de aves do Parque Estadual da Serra Azul, Barra do Garças/MT e suas interações biológicas
São objetivos avaliar e monitorar a diversidade biológica das comunidades de aves, conhecer suas interações biológicas e as interferências que os efeitos antrópicos causam nas aves do Parque Estadual da Serra Azul – PESA. Em termos gerais, pretende-se avaliar as interações das aves frugívoras com as angiospermas nos seus aspectos quali e quantitativos nas estações de chuva e seca, bem como avaliar as influências causadas pelo turismo ecológico e pelas queimadas constantes que ocorrem no PESA. Tais dados servirão como uma amostra referencial das condições da avifauna da região como um todo.
2. Biologia alimentar de Cyanocorax cyanopogon (Corvidae, Passeriformes, Aves) no cerrado da região leste de Mato Grosso
São objetivos deste estudo conhecer a biologia alimentar de C. cyanopogon (Aves, Passeriformes, Corvidae), procurando investigar os itens consumidos, os comportamentos alimentares, os locais e as táticas de forrageamento e as interações intra e/ou interespecíficas durante os eventos alimentares.

Publicações
2007. Pascotto, MC (2007) Rapanea ferruginea (Ruiz & Pav.) Mez. (Myrsinaceae) como uma importante fonte alimentar para as aves em uma mata de galeria no interior do Estado de São Paulo. Rev. Bras. Zool. 24: 735-741.
Download.
2006. Pascotto MC, Höfling E, Donatelli RJ (2006) The Ringed Kingfisher, Ceryle or Megaceryle torquata (Cerylinae, Alcedinidae, Coraciiformes)? An osteological view. Ornitol Neotropical 17:481-490.
Download.
Pascotto, M. C. (2006) Avifauna dispersora de sementes de Alchornea glandulosa (Euphorbiaceae) em uma área de mata ciliar no estado de São Paulo. Rev. Brasil. Ornitol. 14: 291-296.
Download.
. Pascotto MC, Höfling E, Donatelli RJ (2006) Osteologia craniana de Coraciiformes (Aves). Rev Bras Zool 23:841-864.
Download.
Purificação, KN, Castilho, LS, Pascotto, MC (2009) Avifauna de quatro fitofisionomias de Cerrado do Parque Estadual da Serra Azul, Barra do Garças/MT. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, São Lourenço - MG
Download.

Disciplinas
1. Invertebrados I
2. FAC - Fisiologia Animal Comparada
Notas finais 2012-2

Entrega de Trabalho - on line

Tutoriais