Apresentação

Apresentação do MuHNA

  • Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia

Introdução

O Museu de Histório Natural do Araguaia – MuHNA é uma iniciativa de um grupo de professores do Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso, que buscam proporcionar um espaço público para difusão da ciência, de uma maneira divertida e envolvente.

Os museus de ciências visam difundir os conceitos científicos de maneira participativa, acessível e divertida à população em geral e, particularmente, a estudantes e professores do ensino formal, sendo uma relevante fonte de apoio para as atividades docentes desde o ensino fundamental até o ensino superior.

A principal forma de comunicação em museus são as exposições, ou seja, a parte que é apresentada ao público visitante. Os museus de história natural produzem conhecimento e por meio das exposições este é transmitido para a sociedade, em uma linguagem menos técnica e mais acessível.

Atualmente a tecnologia vem sendo utilizada em novas áreas, incluindo a educação, especialmente em ambientes não formais como os museus. No MuHNA você irá encontrar diversas atrações tecnológicas, entre elas cinema, sistemas com animais tridimensionais, jogos, entre outras.

Fundadores

O MuHNA foi aberto ao público em 2018 por iniciativa da então equipe:
• Profa. Dra. Márcia Cristina Pascotto (Curso de Biologia)
• Profa. Dra. Luana dos Anjos Ramos (Curso de Biomedicina)
• Prof. Dr. Ivairton Monteiro Santos (Curso de Ciência da Computação)
• Prof. Dr. Silvio Cesar O. Colturato (Curso de Biologia)